HOMENAGEM EM MANAUS

Participei, nos dias 18, 19 e 20/05/2014, do XXIX Encontro do CODISE – Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação, que aconteceu na cidade de Manaus. Minha presença foi para receber uma homenagem que me foi prestada nos seguintes termos: .
Nessa mesma ocasião também foi homenageado o ex-secretário do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, que, em gestões anteriores, havia sido vice-presidente do CODISE, Tibúrcio Gabino.
A solenidade ocorreu no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com a presença das mais altas autoridades educacionais daquele Estado.
A presidente do CODISE, Maria Eliete da Silva Cavalcante, foi quem coordenou o acontecimento.
Nos dias 19 e 20, ocorreram palestras sobre os mais variados temas educacionais: a) Plano Nacional de Educação, tendo como palestrante o professor Geraldo Grossi - SASE/MEC; b) Promoção da Educação Inclusiva: articulação e compromisso de todos, proferida pela Professora Clélia Brandão Alvarenga Craveiro - SECAD/MEC; c) Processos Administrativos de Regulação da Educação Básica no Sistema de Ensino do Estado do Pará, tendo como palestrante a professora Suely Melo de Castro Menezes, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará; d) Momento CODISE, coordenado pela vice-presidente do Colegiado, Maria Carolina Pinto Ribeiro e Maria Raimunda Pereira Sant’Ana, secretária do CEE/BA.
No encerramento do Encontro, sob a coordenação da secretária do CEE/RS, Sônia Maria Mezzomo Schneider e Maria Raimunda Pereira Sant’Ana,  aconteceu a eleição para a escolha da nova direção do CODISE – gestão de dois anos. Foram reeleitos, por unanimidade, Maria Eliete da Silva Cavalcante – Presidente; Maria Carolina Pinto Ribeiro – vice-presidente e Kátia Tárrio – secretária.
A presença dos Secretários Gerais dos Conselhos dos Estados foi quase unânime. Ressalte-se aqui a ausência do Secretário do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Álvaro Barros da Silveira, um dos fundadores do CODISE, que por motivos de saúde não esteve presente. Sua ausência foi muito sentida e comentada, pois, durante todos esses anos, era a primeira vez que não se fazia presente.
A condução dos trabalhos se desenvolveu na mais perfeita ordem. A liderança da presidente Maria Eliete da Silva Cavalcante e sua equipe ficou evidenciada no transcorrer de todos os dias de reuniões.  
O próximo encontro ficou marcado para o final de setembro/2014, na cidade de Goiânia.
Os resultados conseguidos foram muito grandes. A troca de experiências entre os representantes dos Conselhos Estaduais serviu para aprimorar e colaborar com os que ainda têm problemas na gestão de suas Entidades.
Para os que não conheciam Manaus a oportunidade foi ímpar. Uma pujante cidade, no coração da Amazônia, fundada onde dois dos maiores rios do Brasil (Negro e Solimões) se juntam para formar o maior rio do mundo: o Amazonas.
Para coroamento do encontro, a presidente Maria Eliete brindou todos os participantes com ingressos gratuitos para assistirem, no Teatro Amazonas, a ópera Carmen de Georges Bizet.

O meu particular agradecimento à Presidente. Foi por sua iniciativa que recebi esta homenagem, possibilitando, também, rever velhos amigos e amigas com os (a) quais tive momentos de prazer, trabalho e entretenimentos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MANEZINHO E O COLEIRINHA

FLORES DE MAIO

LEMBRANDO MINHA IRMÃ