REFLEXÃO
Assistindo as imagens de televisão que mostram os estragos de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, fiquei emocionado.
Três cidades antigas, bonitas, produtivas e organizadas, quase desapareceram.
Isso nos leva a pensar o quanto a natureza está revoltada.
São emoções, choros, revoltas, pessoas completamente desorientadas, que trabalharam a vida toda para conseguir o seu lugar e o perderam em instantes.
Quando assistimos desmorronamentos nos morros e favelas do Rio de Janeiro, ou alagamentos, nas periferias de São Paulo, entendemos e facilmente se justifica os motivos das catástrofes: lugares impróprios e áreas irregulares que nunca deveriam ser ocupados para a construção de casas.
Mas o que aconteceu nessas três cidades é um acontecimento diferente: a destruição não poupou pobres, ricos, poderosos, velhos, jovens e crianças. Levou tudo, prédios, casas e barracos, como a dizer: saiam daqui, procurem outro lugar, deixem este aqui em paz.
Aos pegos de surpresa não restou outra coisa: o soterramento e a morte. Lamentável isso, nem sentiram o desaparecimento!
Nessas circustâncias, o que impressiona é a solidariedade e a força sobre humana que se instalam nas pessoas. Muitos arriscam as suas vidas para salvar as dos outros.
Ao fritar dos ovos, vêm os comentários e suposições: a) - são ocupações irregulares, b) - o poder público é o responsável, c) - tem que tirar esse povo daí, d) - etc., etc.
Porém, o momento vai passar. Haverá choro, solidariedade e apoio. Os políticos sobrevoarão os locais atingidos, darão entrevistas, dirão que tomarão providências e irão embora.
Como tem acontecido sempre, algum tempo depois, tudo estará reconstruído, pela impressionante capacidade do ser humano. Os acontecimentos se repetirão. Certamente os desmorronamentos voltarão. As enchentes carregarão tudo o que estiver pelo caminho e o homem voltará com mais cimento. Reconstruirá tudo de novo. Sofrerá, chorará os entes perdidos e o acontecimentode 2011 será lembrado novamente num episódio futuro.
Não basta apenas as providências que serão tomadas, é necessário se entender também a natureza que parece enraivecida.
A nossa solidaridade aos que sofrem. Meu sonho era conhecer essas cidades antes dessa tragédia! Particularmente, Teresópolis.
Comentários
abraço Mário, estou numa correria louca, trabalhando, estudando, molecada pra dar conta...mas nao esqueço de vc!!
abço pra sua esposa!!!!feliz ano novo pra vcs, muita luz, saúde, prosperidade, amor sempre!!!!bjooo