OS ABUSOS DA TELEFONIA NO BRASIL

Os usuários de telefones celulares estão reféns das operadoras. Há um esquema tão bem montado, que pouco adianta se debater ou buscar uma solução às cobranças indevidas.
Sem excluir nenhuma, todas elas, indistintamente, criaram artifícios que é praticamente inútil questionar uma cobrança que julgamos indevida. Não tem ninguém para responder, muito menos esclarecer dúvidas.

Sou cliente da VIVO há uns dez anos. Na época, nem tinha esse nome. Meu telefone celular sempre foi pré-pago e a vida inteira fui atormentado com mensagens insistindo para recarregar o celular, do contrário os serviços poderiam ser suspensos. Uma sessão de tortura permanente. Mesmo possuindo créditos, elas sempre chegavam aporrinhando, aporrinhando e aporrinhando. Ultimamente têm se tornado ainda mais frequentes.

Mas o que me levou a esse desabafo, não foram essas mensa-gens; o que me levou a isso, foi que neste mês recebi uma fatura da VIVO com vencimento para o dia 10/08/2011 e nela consta, como justificativa de serviço contratado: VIVO Controle 20.
Confesso que nunca contratei nenhum serviço da VIVO, mas, mesmo assim, procurei saber do que se tratava, não pelo valor, mas pelo desaforo de estarem me mandando faturas de um telefone pré-pago.

A impressão que se tem é que quando precisam de dinheiro decidem emitir uma cobrança e mandar para os usuários. Parece que não sofrem qualquer sanção, que não são fiscalizados, que trabalham soberanos! Nadam em águas claras e calmas! O Governo mostra-se impotente para conter esses desmandos e as multinacionais da telefonia fazem o que bem entendem. Encaram o Brasil como mera colônia, da forma como fez Portugal no passado. Usurpam, estabelecem preços, oferecem um serviço caro e vergonhoso e não estão nem aí.

O pior de tudo é que é inútil buscar uma explicação. Não vai encontrar ninguém disposto a fazer isto. É só gravação. Os espertos se esconderam atrás das máquinas eletrônicas que falam por eles. Os magnatas da telefonia estão na Europa e Estados Unidos e de lá ditam as normas e coordenam os lucros.

Há questão de 15 minutos recebi uma mensagem gravada no meu celular. Informava que os meus serviços serão suspensos se não pagar a fatura que venceu no dia 10 passado. Tentei contato, mas foi inútil. Já havia feito isso anteriormente. Entrei no fale conosco, acessei o www.vivo.com.br/faleconosco, mas lá não tem ninguém para falar. Pedem mil identificações, RG., CPF, data de nascimento, endereço, e-mail, e o diabo que o carregue. Dados para utilizar oportunamente. Fiz isso tudo, mas não tive nenhuma resposta convincente. Ninguém se habilitou a falar comigo. Passaram pelo meu celular outra mensagem com o número do protocolo, dizendo que minha questão seria analisada.


Mas pasmem com o que vou contar agora. Um meu amigo, colega de trabalho, que tem um telefone pós-pago, daqueles chiques que eu teria que fazer um curso para poder operá-lo, também da VIVO, recebeu a fatura do mês de agosto, no valor de R$ 2.800,00. Inconformado, quase assisti o seu funeral quando viu o valor. Recorreu, brigou, gritou, escandalizou, perdeu tempo e teve, depois de quase um enfarto, a fatura reduzida para R$ 700,00, com a justificativa da VIVO de que havia acontecido um engano. Solicitou da operadora uma declaração de que havia cometido um erro, mas ela se recusou a fornecer.  Pediu a gravação da conversa que também foi negada. Não tivesse reclamado teria amargado um pagamento absurdo.
Ele conseguiu falar porque seu telefone tem um atendimento especial. O meu celular -  um pobre “tucurinha” - esse não consegue nada! Nem bola dão!
Conclui que estamos perdidos, para não falar “fodidos”. Os cabeças, os articuladores, os donos dessas fábricas de ganhar dinheiro, não aparecem. Escondem-se atrás das máquinas e ninguém os encontra. Mandam recados gravados, não justificam nada e não tem ninguém capaz de dar um basta nisso. Ninguém capaz de acabar com essa indecência e esse roubo.

O que eu queria era falar com alguém. Com alguém que me explicasse a razão dessa cobrança. Alguém que me convencesse de que um telefone pré-pago tem taxa mensal a ser paga. Alguém que me justificasse cobranças indecentes e exageradas por serviços inventados ou de quinta categoria, quando existem.

Ouço nas rádios e leio nos jornais que é da telefonia o maior número de reclamações registrado na justiça.

Meu Deus, e ninguém faz nada!
Estamos perdidos!
VIVO?
Vivo sou eu que estou caindo fora!

Comentários

Anônimo disse…
Eu tbm tenho muito q reclamar da vivo.. liguei pra cancelar a internet e parcelei uma conta, mas acabou q depois comecei a receber mais faturas, nao cancelaram e eu recebia o parcelamento e mais o valor da internet sendo q eu nao estava mais usando.. solicitei a gravaÇao dei o numero d protocolo e me disseram q o numero nao existia afinal consegui cancelar mas tendo q pagar o parcelamento e mais o tal do serviÇo contratado q eu nem sei doq se trata

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