CURITIBA MUDADA
Está indo por terra aquela ideia que todos tinham de que Curitiba era uma cidade maravilhosa, a cidade sorriso, a cidade mais europeia da América Latina, a cidade encantada onde todos sonhavam morar.
A enorme mídia que manteve e divulgou essas ideias não está mais conseguindo sustentar a situação. Está acabando derrubada pelos fatos que acontecem no dia-a-dia.
Curitiba não é mais nada disso que tanto se falou. Curitiba hoje é uma cidade violenta, dominada pelo tráfico, pelos crimes, assaltos e que já não consegue conservar aquilo que conquistou no passado.
Causou-me espanto o estudo publicado na Gazeta do Povo de que a nossa capital está quatro vezes mais violenta que São Paulo e duas vezes mais violenta que Porto Alegre.
Mas os acontecimentos do dia-a-dia mostram mesmo a situação criada. Os ônibus estão cheios de ladrões e assaltantes, que saqueiam e apavoram passageiros; quando a noite se aproxima é necessário se recolher e colocar fechaduras extras porque se isso não for feito corre-se o rico de ser roubado e até morto.
A maioria das praças públicas reúne um amontoado de gente desempregada que consome drogas em pleno dia. Conheço uma onde os drogados se reúnem diuturnamente e ali permanecem na maior tranquilidade, distante 50 metros de um ponto policial localizado na mesma praça. E a polícia não faz nada. Está tão sem moral e impõe tão pouco respeito, que foi recebida a pedradas no Bairro Tatuquara pela população que protestava contra a morte de um traficante. Vejam, contra a morte de um traficante.
É certo que essa herança atual vem sendo construída de longa data, em razão do desleixo e desinteresse das autoridades, mas que a administração atual precisa fazer alguma coisa, isso precisa. Medidas se tornam urgentes.
Não é possível termos que ouvir que a nossa cidade, o local que tanto amamos seja quatro vezes mais violenta que São Paulo.
Eu quero Curitiba conhecida pelas suas belezas, pelo seu povo ordeiro, pela arquitetura dos seus prédios e pela fama de ser a capital brasileira que tem um clima muito frio.
Não quero Curitiba destacada pela bandidagem, pelas drogas, pela violência, pelo choro das mães e pais que recebem seus filhos mortos ainda na adolescência.
ALGUMA COISA PRECISA SER FEITA COM URGÊNCIA.
Comentários