PESCANDO NO PORTO NATAL

Neste último feriadão, estive fazendo uma coisa que gosto muito: pescar. Foi no rio Paraná. Em Querência do Norte.

Alugamos uma casa no Porto Natal e lá passamos o tempo entre pescaria, churrasco e cerveja, é claro.

A  turma de pescaria é de um companheirismo que impressiona! Tive oportunidade de reencontrar os colegas pescadores de minha época daquela cidade. O Zé do Lídio, o Cizino, o Magrão, o Maurício e também gente que não enfrenta um barco para pescar, mas sempre está por lá quando marcamos pescarias: o Vlaumir.

É claro que não me esqueço nunca do Tiãozinho. O Tiãozinho está sempre igual: alegre, cheio de sonhos, apesar dos seus oitenta anos. Esse homem parece de ferro! A Marlene, solícita e alegre, torcendo para que peguemos algum peixe para não desistirmos do Porto Natal.

A Maria Isabel e a Zani nunca faltam. Tiram sempre um dia e preparam  comidas diferentes,  lavam as louças e nunca abandonam um bom papo. Faltou a Nena desta vez.

Não falta nunca um bom jogo de truco, uma picanha grelhada, costela de porco que o Zé do Lídio aprecia tanto, fotos com peixes e gozações.

E peixe...? Peixe não ta fácil...! Ainda mais com frio, chuva e vento como estavam esses dias que lá ficamos.
Mas o meu pacu não faltou. Estava até destreinado para pegar um que pesou quatro quilos. Foi o campeão da pescaria. Trazer um peixe grande assim não é fácil! Tem uma força incrível. Teima em não aparecer na flor da água e há momentos que se tem a impressão de que não virá nunca. Eta bicho que tem força...!

Mas uma coisa me deixou preocupado: o estado que se encontra o Porto Natal. Está faltando conservação. A rampa de atracagem cheia de buracos, as paredes de contenções caindo, lixo por todos os lados. Havia uma placa que eu gostava muito de ver dando boas vindas aos que chegavam e que também sumiu.
E o pior de tudo: as construções que surgem do dia para a noite, sem qualquer fiscalização e controle. Umas até bonitas, mas, a maioria, casebres que enfeiam tudo.

Deixaram ao abandono o porto mais querenciano do município!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MANEZINHO E O COLEIRINHA

FLORES DE MAIO

TRABALHANDO EM BELÉM II