DESCOBERTA

Lia, dia desses, sobre a Finlândia. Um País do norte da Europa conhecido pelo seu clima gelado. São cinco milhões de finlandeses. A letra do Hino Nacional deles, em um de seus versos diz: "Somos um país pobre, que não tem ouro. Os recursos que temos são o nosso povo".
Uma outra reportagem, que falava de Portugal, evidenciava duas preocupações dos portugueses: a educação muito falha e a corrupção. Afirmava que os nossos patrícios são os mais corruptos da Europa e têm o nível de educação mais baixo do continente.
Voltando à Finlândia, a presidente Tarja Halonem dizia que o país estava investindo maciço em educação, pois era a única maneira de se tornar competitivo no mundo.
Conclusão: povo educado e esclarecido elege governantes honestos e competentes.
Retornando ao nosso querido Brasil, há dias passados as notícias nos trouxeram em estrondosas manchetes, que a Polícia Federal prendera o Governador do Amapá e o Presidente do Tribunal de Contas, trazendo-os para Brasília, acusados de corrupção. Havia se constatado um rombo enorme nos cofres públicos daquele Estado.
Pois acreditem: ambos já estão soltos e retornaram para os seus redutos. O Governador foi recebido com festas e carregado pelas ruas da capital.
Será que a Polícia Federal errou nas suas investigações? Ou será que o povo quer ser governado por pessoas que assaltam os cofres públicos e distribuim migalhas à população que, em troca, os mantem no poder?
Os finlandeses já se conscientizaram de que são um País pobre e escolheram uma maneira de enfrentar e solucionar o seu problema. Portugal descobre também que para combater a corrupção só investindo em educação.
O Brasil parece ainda não ter descoberto o que fazer com um território tão grande. A letra do seu Hino fala de maravilhas. Somos ricos em tudo: cheios de petróleo, terras férteis, água em abundância, clima maravilhoso, mas ainda não achamos o ponto fraco. Se o descobriram acham que não pode ser divulgado.
A nossa educação está na fase de escolher um ídolo, carregá-lo pelas ruas, independente de saber se é corrupto ou não. Continuam praticando a filosofia do "rouba, mas faz".

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Tirando, eu, vc e alguns ,kkk
o povo brasileiro adora ser burro e adora repetir a frase:odeio política, política e religiao nao se discute!por isso q esse país é uma M.
pra falar a verdade, até hj falo, pq meus antepassados vieram pra cá,kkkk
país gde demais, cheio de desigualdades, cheio de gt q adora criar ídolos, adora ser feito de idiota, e pior, ainda carregam os bandidos no colo, me poupe, por isso q sou revoltada e te digo, cada povo tem o q merece mesmo!!!
afff!!!
essas coisas me irritam.
bjooo MARIO

Postagens mais visitadas deste blog

O MANEZINHO E O COLEIRINHA

FLORES DE MAIO

TRABALHANDO EM BELÉM II