NOVAS ESTRUTURAS


Com o título: “Os superpoderes dos Richa”, o jornal o Globo, divulga matéria de Marcus Vinícius Gomes: “A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou ontem o projeto de lei do governo do estado que dá superpoderes a duas secretarias comandadas por José Richa Filho, o Pepe, e Fernanda Richa, respectivamente irmão e mulher do governador Beto Richa (PSDB).
A aprovação do projeto garante a disolução da Secretaria de Obras Públicas, hoje sob o comando de Richa Filho e a dos Transportes, unificando-as na Secretaria de Infraestrutura e Logística, que absorverá, nos próximos anos, cerca de R$ 5 bilhões do PAC destinados a investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
A nova pasta ficará encarregada ainda da administração das autarquias ligadas aos transportes (Detran e DER).
O projeto também amplia os poderes da Secretaria da Criança e da Juventude, a cargo de Fernanda Richa, que passará a se chamar Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, concentrando programas federais como o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria.
Os deputados aprovaram ainda a criação de 127 cargos comissionados (de livre nomeação) para a Secretaria da Família.
Para a oposição, o governo Richa repete o nepotismo de seu antecessor, Roberto Requião (PMDB) que por oito anos manteve ao menos seis parentes diretos em cargos de primeiro e segundo escalão. Entre eles a mulher, Maristela Requião, e os irmãos, Maurício e Eduardo Requião.
- Tamanha concentração de poder só encontra paralelo no período da Idade Média, quando algunas reis e suas famílias detinham todo o poder de decisão sobre a organização do estado – disse o deputado petista Enio Verri.
O lider do governo na Assembleia, deputado Ademar Taiano (PSDB), reagiu: - O PT deu dois superministérios para a mesma família, nas pessoas da senadora Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e do ministro Paulo Bernando (Comunicações). Não estou criticando estas escolhas. Pelo contrário: acredito que estão lá por serem competentes, como o Pepe e a Fernanda.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MANEZINHO E O COLEIRINHA

FLORES DE MAIO

TRABALHANDO EM BELÉM II