É EDUCAÇÃO
No final de março passado, estive passeando pela Europa. Conheci, nos 16 dias que por lá estive, cidades como Lisboa, Sintra, Madri, Toledo, Roma,Florença, Veneza e Paris.
Entre as muitas coisas que se aprende num passeio desses é a educação que todos os países europeus têm e que nós, brasileiros, ainda não conseguimos implantar aqui.
As cidades mencionadas, excetuando Sintra, Toledo, Florença e Veneza, são bem maiores que Curitiba. Madri tem três milhões e duzentos mil habitantes, Lisboa está com dois milhões e oitocentos, Roma possui dois milhões e seiscentos e Paris, sem a área metropolitana tem dois milhões e duzentos, mas chega a onze milhões se contarmos as cidade que estão ao seu redor.
Nessas capitais quase não vemos congestionamentos de carros e uma coisa chama atenção de qualquer visitante observador: todos os motoristas param quando um pedestre deseja passar a rua nas faixas. Basta gesticular indicando seu desejo de cruzar.
Um desafio: atreva-se a fazer isso na nossa Curitiba! É atropelamento certo. Nossos motoristas mal respeitam os sinais vermelhos!
Londrina criou uma lei que está pretendendo imitar as cidades européias. Torço para que isso dê certo por lá!
As coisas boas que existem precisam ser imitadas...
Comentários
bjo e ótimo fds!!!