NOTÍCIA BOA
Curitiba é a sexta cidade brasileira em população. Perde para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte.
Possui - para nosso orgulho -, o menor índice de analfabetismo entre as capitais. Está junto com Florianópolis, ambas com 2,1% de população analfabeta. Parece pouco, mas representa 29.812 pessoas. (São dados do IBGE, censo de 2010).
Em 2000, Curitiba apresentava um índice de 3,38%.
A redução neste número deu-se em razão dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, que mantém projetos de EJA – Educação de Jovens e Adultos, em mais de 70 escolas municipais. Mas não são apenas nas escolas que o projeto é desenvolvido. Ele funciona em igrejas, clubes, associações, postos de saúde e é alavancado por professores (as) voluntários (as).
Questionada a Secretaria Municipal se o objetivo era zerar o índice de analfabetismo na capital, a conclusão que se chegou foi que isso será quase impossível, considerando que Curitiba apresenta uma alta taxa de migração e grande parte das pessoas que chegam normalmente são analfabetas.
No Estado, o índice sobe para 6,3%, sendo o pior da Região Sul, enquanto a taxa nacional chega a 9,6% de analfabetos).
Comentários