TRABALHANDO EM CUIABÁ

Estive em Cuiabá - como Secretário Geral do Conselho Estadual de Educação do Paraná - participando de uma reunião do CODISE - Colegiado Nacional de Diretores e Secretários dos Conselhos Estaduais de Educação, nos dias 12, 13, 14/05/2010.
A Secretária do CEE/MT., Odorica Moraes de Oliveira, com total apoio e participação do Presidente Geraldo Grossi Junior, recepcionou todos os secretários e secretárias dos Conselhos Estaduais de Educação dos Estados Brasileiros.
Nesse encontro foram debatidos assuntos ligados à educação com a presença de palestrantes competentes que trataram dos mais variados assuntos: a) Regime de Colaboração entre Estados e Municípios para a Educação Básica; b) Multiculturalismos e Tolerância (uma mesa redonda que abordou temas como Homofobia, Racismo e Gênero); c) Educação Superior Indígena - experiência do Mato Grosso; d) Formação de Professores.
Os assuntos debatidos sempre numa profundidade muito grande. Mas o que me chamou atenção nesse acontecimento foi:
a) o tema Homofobia, tratado pela professora Cláudia Cristina Ferreira Carvalho, da Secretaria de Justiça do Mato Grosso, que discutiu sobre o assunto Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais, com uma lucidez que eu nunca havia visto. Recomendo a participação numa palestra dessa expositora, até convidá-la para expor suas idéias.
b) o tema Racismo - tratado pela Ângela Maria dos Santos - Gerente de Diversidades da SEDUC/MT., foi de uma profundidade que me chamou atenção pela colocação das idéias, coerência e explicações claras.
c) O trabalho que fazem em Mato Grosso no sentido de resguardar e divulgar a cultura do Estado. O orgulho que sentem dele, da sua terra, dos seus rios (flora e fauna), do pantanal e do seu povo. O amor que demonstram por Cuiabá.
d) A Faculdade Indígena Intercultural, oriunda de uma profunda discussão entre os povos indígenas do Estado que resultou na criação da Instituição hoje oferecendo não só graduação, mas cursos de pós-graduação em cultura indígena.
e) O trabalho de organização do Encontro do CODISE, coordenado pelo presidente do CEE/MT, Geraldo Grossi Junior e a Secretária Geral Odorica Moraes de Oliveira. Estão de parabéns!
f) Ficou eleita uma nova Diretoria do CODISE: Presidente: Carmen Gomes Mendes do CEE/GO; Vice-presidente: Maria Eliete da Silva Cavalcante do CEE/AM; Secretário: Mario José Amadigi do CEE/PR. Representantes Regionais: Norte: Suely Amélia Bayun Cordeiro-AC; Nordeste: Raimunda Aurila Maia Freire - CE; Centro-oeste: Odorica Moraes de Oliveira - MT; Sudeste: Maria Carolina Pinto Ribeiro - RJ; Sul: Álvaro Barros da Silveira - SC.
g) O trabalho da presidente reeleita, Carmen Gomes Mendes, merece elogios pela sua capacidade de condução.
O próximo encontro do CODISE será em Curitiba e ficará sobre a minha responsabilidade organizá-lo. Será no final de setembro. Nunca conseguirei fazer o que o Mato Grosso fez, mas vamos começar logo.
Os meus abraços CODISIANOS!

Comentários

Debi Farah disse…
Eu sabia que Querência do Norte era pequena demais pra alguem com tanto talento como vc, me sinto orgulhosa de ter tido vc como meu professor. Guardo seus ensinamentos...Obrigada por tudo meu querido e eterno professor.
fatenp disse…
Grande Mário,
Parabéns pelo trabalho Jornalístico. Foi um grande prazer desfrutar da tua companhia nesta Reunião. Manda um abraço para o Sempre Presidente Antônio Carlos e diz para Ele ir se preparando para a nossa Reunião aí em Curitiba. Vai ser um momento especial onde Ele vai poder conhecer o novo CODISE, desta gente muito legal que soube dar prosseguimento a idéia dele.
Abração Codisiano,
Alvaro Silveira
Secretário CEE/SC
carmem disse…
Mário, está perfeito o seu comentário.Vai me ajudar muito em Teresina-PI.
Grande abraço. meu amigo. Estou meio corrida
mas, assim que passar esse momento,nos falaremos
melhor. Abração a vc e ao nosso querido Pro.Romeu.

Carmem Gomes
Presidente do Codise

Postagens mais visitadas deste blog

O MANEZINHO E O COLEIRINHA

FLORES DE MAIO

TRABALHANDO EM BELÉM II