COISAS DE ITACARÉ

Esta história aconteceu comigo, no Fórum de Itacaré - BA.

Fui até lá para reconhecer a minha firma, num documento que estava fazendo ao meu filho Fausto, como seu aval.

Diferente do Paraná, onde o reconhecimento de firmas é feito em cartórios e rapidinho, na Bahia somente num Órgão Público como aquele.

Mas o que chama atenção é que para conseguir esse reconhecimento, necessário se torna que você esteja lá às oito horas e se coloque numa fila para pegar ficha. As nove chega um funcionário que distribui apenas vinte. Como a fila é muito maior, os que sobram permanecem ali até o momento que algum funcionário lhes comunica que o atendimento do dia será apenas para os vinte que receberam as senhas. Ouvem, balançam a cabeça, não falam nada, vão saindo conformados, dizendo que voltarão num outro dia.

O prédio do Fórum abre as oito, apenas a porta central. As portas das repartições internas, principalmente das que indicam os cartórios: cívil, eleitoral, crime, registro de imóveis, etc., estão fechadas.

Notei, em dois destes cartórios, placas avisando que não haveria atendimento naquele dia porque os funcionários estavam de férias.

Para encurtar a história, a senha que recebi foi a de número dez. E era apenas para reconhecer fima, como já disse. Fiquei esperando das oito até às onze horas, quando finalmente fui atendido.

Antes tive que brigar e discutir porque ninguém observava a ordem. Os funcionários chamavam: "o próximo" e aquele que podia, ou fosse mais cara de pau, entrava primeiro, numa total desorganização.

Meu Deus, os costumes brasileiros são tão diferentes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DO PESSUTI

ESTRANHO

CONTRASTES